Como pode o Designer de Interiores obter mais Clientes?

Interior designerDesigner de interiores é uma profissão relativamente recente comummente confundida com a de “decorador”. Ao designer compete a definição e gestão de um conjunto de aspetos que incluem o geralmente designado por acabamentos – escolha das madeiras, cores, piso, revestimentos, fontes de iluminação … bem como as questões estéticas relacionadas com a criação de ambientes.

Como pode um designer de interiores marcar posição no mercado e ver o seu trabalho valorizado?

Não há respostas mágicas, mas existe um conjunto de ações que podem ser tomadas para dar a conhecer o seu trabalho e captar clientes, nomeadamente:

* Criar a sua marca, a sua imagem e ser consistente.

* Desenvolver um plano de negócios, definir a margem que pretende para si em cada projeto.

* Conceber um portfólio significativo, mesmo que para isso tenha de oferecer alguns projetos. As pessoas vão querer ver o resultado do seu trabalho.

* Aproveitar as novas tecnologias e o contexto virtual e global no qual se enquadra – crie um blog ou site – privilegie a qualidade do design e a usabilidade.

* Garantir que o seu conteúdo virtual está otimizado com SEO adequado.

* Ser pertinente nos seus textos e uma mais-valias para quem visita o seu site (potenciais clientes).

* Usar apenas imagens de qualidade, lembre-se: a imagem é tudo!

* Aproveitar as redes sociais para tornar o seu trabalho viral (Facebook, Instagram, Pinterest…)

* Relacionar-se com pessoas dentro do seu nicho de negócio; prestar atenção ao que fazem, ao que gera ou não o sucesso e a projeção do seu trabalho.

* Estudar o tipo cliente ideal que deseja; perceber o que procuram e o que os cativa.

* Manter-se focado nos seus objetivos e fiel à imagem que criou para a sua marca.

* Não esquecer de que quem não é visto é esquecido. Vá a eventos relacionados com a sua área, visite exposições, inaugurações – marque presença!