A Escolha do Software para Design de Interiores

Os estudantes do curso de Design de Interiores terão acesso, durante os seus estudos, ao tipo de “software” utilizado pelos profissionais: SmartDraw, Studio Max e AutoCAD são alguns dos programas mais conhecidos.

Este tipo de programas oferece milhares de gráficos já preparados, que o utilizador apenas terá de combinar para obter os resultados que deseja. Claro que o “designer” de interiores também terá toda a liberdade e um sem-número de ferramentas disponíveis para que possa dar asas à sua criatividade e produzir algo único.

Os gráficos predefinidos são muito úteis para compor estruturas como as cozinhas e casas de banho, tal como para mobiliário num projeto que não seja demasiado específico. Efeitos paisagísticos são também disponibilizados e permitem oferecer toda uma envolvência ao edifício, sem que o profissional tenha o trabalho de o criar do zero.

É possível descarregar estes programas “online”, sendo que recomendamos que obtenha um produto licenciado, com garantia de atualizações e assistêncdownloadia. Este software é quase sempre utilizado pelos “designers” de interiores, não só por poupar muito tempo, mas também por permitir criar animações bidimensionais e mesmo tridimensionais. Estas possibilitam tanto ao profissional como aos seus clientes navegar por toda a estrutura, mesmo antes de esta ser construída ou alterada. Desta forma, quaisquer mudanças podem ser recomendadas e postas em prática sem ter de se passar pela desagradável situação de desfazer o trabalho já realizado no terreno.

Ao fazer uma pesquisa dos anúncios de emprego para “designers” de interiores, é por demais frequente encontrar a exigência de conhecimentos de “software” de animação 2D e 3D. Atentas a isto, as escolas disponibilizam nos seus cursos de “design” de interiores uma forte componente teórica e prática para a utilização destes programas.

Para trabalhar a partir de casa, convém investir num ecrã de grande resolução e num disco de grande capacidade, pois o detalhe é essencial e os ficheiros a guardar rapidamente se acumulam.